5 LIVROS COM RELACIONAMENTOS TÓXICOS

 Olá amores, como estão?

O post hoje é polêmico, mas acho válido ser abordado. Não é com objetivo de desmerecer nenhum livro ou julgar quem gosta. É uma questão que me incomoda demais em romances, os relacionamentos tóxicos sendo romantizados.

Sei que é uma obra ficcional, mas me incomoda e não consigo me envolver com o romance. Minha preocupação no geral nem é comigo, mas pode acontecer de leitores não identificarem o abuso, passarem por situações similares e acharem que é normal.

Por isso que hoje resolvi trazer cinco livros com relacionamentos que EU achei tóxicos.


AFTER, de ANNA TODD

Qualquer um que já leu alguma coisa sobre esse livro já ouviu comentários sobre o relacionamento dos protagonistas. Li o primeiro livro logo que lançou, então não conhecia nada sobre a história. A escrita da autora é envolvente e se, na época que li, já tivesse os outros livros da série, teria lido com certeza, mesmo irritada. Como precisei aguardar o próximo lançamento, acabei perdendo o interesse.

No geral o casal briga e se reconcilia, mas com altas doses de possessão e ciúmes. É um ciclo sem fim.


MEU ROMEU, de LEISA RAYVEN

Não sei se já aconteceu algo semelhante com vocês, mas eu nunca torci tanto para um casal terminar separado como esse. A história trás o reencontro dos protagonistas anos após um relacionamento desastroso. O casal é autodestrutivo. Talvez agradariam isoladamente mas juntos é difícil de acompanhar o quanto eles fazem mal um ao outro.


O SAFADO DO 105, de MILA WANDER

Esse livro foi super bem recomendado, mas foi uma das minhas maiores decepções. Ver o ciúme exagerado, a protagonista julgando outras mulheres pelos erros do parceiro e, principalmente, a mulher se anular em função do relacionamento, é difícil até mesmo de ler.


TODA SUA, de SYLVIA DAY

Esse é outro livro querido por muitos leitores, mas que só consegui finalizar pulando páginas. Além do fato de ter muitas páginas para pouca história, a protagonista passou por uma situação que poderia render uma boa história. Não me agradou em nada, mas esse nem foi o ponto que mais me incomodou.

Tem determinadas partes do livro em que a mulher diz NÃO, não é ouvida, e ainda passa como se nada tivesse acontecido. E pior, acontece mais de uma vez durante a leitura.


O DEVASSO MORA AO LADO, de KENYA GARCEZ

Descobri esse livro em um quiz alguns anos atrás. Li tantos elogios sobre o livro que fui correndo ler. Outra das minhas grandes decepções. O livro tem quase 1.500 páginas e não se concentra em um único casal. Entretanto, todos os personagens tem crises de insegurança, ciúmes, machismo e infantilidade. Tudo de forma exagerada. E como se não fosse suficiente, tudo isso é colocado de forma a ser engraçado. Relacionamentos tóxicos não são engraçados!


Tem tempo que venho pensando em trazer esse tema mas sei o quanto isso é polêmico por citar livros queridos por outros leitores. Entretanto hoje me deparei com uma cena de abuso em um livro que é sinalizado, mas não deixa de incomodar. E sei que não foi somente comigo, já que durante a leitura descobri que o livro é considerado polêmico. Então, por que não trazer o assunto a tona?

Qual livro vocês incluiriam nesta lista?

20 comentários

  1. After é uma confusão de toxidade kkkkkk
    xoxo
    Iza
    https://meninaforadeserie.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ray
    Só li dois livros dos citados e concordo com Toda Sua, na época eu gostei do livro mas até algumas atitudes dos personagens me incomodava. Meu Romeu eu li tem anos e não lembro bem do enredo, então não posso afirmar. Mas é bom quando a gente passa a notar esse tipo de coisa nas histórias.
    Beijo!
    https://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Miriã,
      É bom mesmo. Nem sempre nos afeta igual mas é bom pelo menos identificar, até para não reproduzir na vida real.

      Beijo!

      Excluir
  3. Olá! Já li alguns livros que expressaram muito o relacionamento tóxico no contexto e confesso que fico incomodada e até hoje acredito não ter resenhado nenhum. Mas, eu amei você trazer esse post aqui com essa lista de alguns livros assim, da sua lista não li nenhum ainda, mas sei que é necessário esse tipo d leitura.
    Beijos.



    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vanessa,
      Eu resenhei alguns, mas mais por gostar de expressar pontos que também não me agradam na história lida. Gosto de saber de pontos negativos antes de pegar para ler, então faço isso também.

      Beijo!

      Excluir
  4. Olá...
    Acho muito importante trazer esse assunto a tona! Inclusive, depois de tantos comentarem sobre After até desisti da leitura... Acho péssimo quando o autor romantiza relacionamentos tóxicos.
    Bjo


    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Diane,
      Acho péssimo também. É importante abordar o assunto, mas nunca romantizar.

      Beijo!

      Excluir
  5. Oi Ray! Desses eu só li Meu Romeu e After acabei vendo o filme, que me desanimou totalmente para ler o livro. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cida,
      É bem complicado, principalmente como mulher, lidar com histórias assim. Ainda quero ver o filme para entender o porque de alguns elogios, mas sabendo que não vou gostar do relacionamento.

      Beijo!

      Excluir
  6. Que post relevante!
    Amei a sua ideia de trazer algo assim!
    Alguns livros da lista está na minha lista e eu nem imaginava que traria tal coisa!

    Beijinhos 😘
    Thay - Sankas Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thay,
      Tem muitos que a gente nem espera encontrar situações assim mesmo. Já li muitos que me surpreendi com a romantização.

      Beijo!

      Excluir
  7. Oi, Rayanne. Como vai? Infelizmente este assunto é bastante experienciado por muitos casais atualmente. Muito bom o post. Abraço!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luciano,
      Infelizmente é mesmo, e por isso é tão importante falarmos sobre isso.

      Beijo!

      Excluir
  8. Oi Ray
    Não consegui terminar de ler a série Toda Sua (e tenho todos) exatamente porque o relacionamento dos dois me deixava irritada, como "ela "se deixava dominar, ser humilhada, controlada, enfim... O Safado do 105 também li, mas, não me afligiu tanto como os livros da Silvia...
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ale,
      Você ainda foi mais longe que eu, mal consegui terminar o primeiro livro. Também tendo a coleção completa.

      Beijo!

      Excluir
  9. Oi Ray
    Li um total de zero livros da sua lista, acho que bem pelo fato de, ao ler as sinopses, achar um tanto quanto tóxico. Cansada de obras que querem romantizar relacionamentos tóxicos. Não me apetece
    Beijos

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lary,
      Normalmente fujo também. Alguns li por indicação e achei que poderia valer a leitura de alguma forma, mas no geral esse tipo de detalhe fica bem escondida na sinopse. E é aí que mora o grande perigo.

      Beijo!

      Excluir
  10. Olá, achei que somente eu tinha sentimentos mistos em ''meu romeu''. Toda aquela confusão mental do Ethan era muito humilhante para personagem principal, tanto que quando eles voltam eu não fiquei feliz. Lembro quando no primeiro livro ela acorda da realidade e termina com ele na frente do pátio, nossa aquilo me fez até soltar o ar - pois, é o momento de tensão do livro, onde vc percebe o quanto vc queria q ela fizesse aquilo. Quando ele retorna dps de se encontrar, vc fica feliz pq ele evoluiu, mas fica pensando em como aquela relação NÃO TEM MAIS CONSERTO, FOI HUMILHANTE O BASTANTE JÁ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Não imagina o quanto amei ler seu comentário. É exatamente isso que senti, com o único detalhe em achar que ambos são tóxicos. Nunca havia sentido desta forma uma raiva pelo casal ficar junto, eles claramente fazem mal um ao outro.

      Beijo!

      Excluir