QUANTO EU LI EM 2021?

 Olá amores, tudo bem com vocês?

Esse balanço de leitura é algo bem comum de encontrar em qualquer página literária. Sempre adorei ver o balanço anual de outros leitores, e de brinde ainda conseguir boas dicas de leituras futuras. Também fiz por muito tempo e me orgulhava dos altos números. Entretanto o prazer em ler supera muito qualquer número.

Não estou dizendo para incomodar ninguém, mas é algo que venho refletindo e que gostaria de compartilhar. Cada pessoa tem um ritmo, um estilo e um tempo.

Depois do Amor pelas páginas, foi natural me envolver mais no meio literário, conhecer novas editoras, autores e livros em geral, bem como conhecer outros leitores com suas listas enormes de indicação. Foi natural também começar a ler mais.

Entretanto, minha rotina era adequada para este objetivo. Quase nunca parava para ler em casa mas filas de banco, hora de almoço e principalmente horas diárias no trânsito me permitiam ler páginas e páginas durante o dia.

Com as mudanças na minha vida, minhas leituras também mudaram. E no início foi bem frustante. Pior, acho que a frustação era mais pelo número do que pelas leituras, afinal, os livros continuarão lá disponíveis.

Minha média de leitura mensal é de um livro, mas já foi de 13, e está tudo bem.

Não deixem de se orgulhar das suas leituras e números, mas lembrem-se que elas não te definem. Cada um tem seu tempo e nada o torna menos ou mais leitor, assim como seu estilo de leitura não faz isso.

Se divertiu lendo seus livros? As leituras foram boas? Isso que importa!

20 comentários

  1. Oie, esse ano foi uma surpresa em leituras e tentei não me cobrar. Tenho várias favoritas.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leyanne,
      Não se cobrar é o grande segredo! Fico feliz que tenha sido um ano de ótimas leituras.

      Beijo!

      Excluir
  2. Sou do tipo de pessoa que precisa de silêncio para ler... então, numa pandemia com todo mundo em casa, imagine o quanto li neste ano rs. Mas eu pretendo me adaptar e tentar ler um pouquinho mais em 2022!


    Um abraço,
    Patricia

    Blog Patricia Faria
    Fanpage Patricia Faria
    Instagram
    Pinterest

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Patrícia,
      Isso é mesmo bem complicado. Eu normalmente não preciso tanto do silêncio mas ainda assim sofri com o povo todo em casa, imagino no seu caso.
      Espero um ano mais produtivo nas leituras!

      Beijo!

      Excluir
  3. Esse ano eu li bem menos que em 2020, e está tudo bem. Acho que o número nunca é importante, uma vez que precisamos pensar na experiência e que em uns momentos temos mais tempo par ler que em outros.
    Tenha um ótimo ano novo
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tay,
      Feliz ano novo! Com certeza a experiência que vale, mas infelizmente ainda é preciso falar disso as vezes. Tem hora que o meio literário parece uma disputa de números, e é sempre bom lembrar isso para ninguém se sentir mal.

      Beijo!

      Excluir
  4. Oi Ray,
    FELIZ ANO NOVOOOOO!
    Sempre falo, não é uma questão de quantidade e sim qualidade! Se suas leituras foram gostosas e divertidas, produtivas, valem mais do que quem leu 300 livros e não entendeu nada!
    Eu não bati minha meta de leitura esse ano, mas estou tranquila em relação a isso, já que ando bem travada ultimamente!
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ale,
      Feliz ano novo linda!
      Super concordo e te entendo nesse quesito. Ando travada nos últimos anos haha, mas vai melhorar!

      Beijo!

      Excluir
  5. Oi Ray! Já houve tempos em que eu me cobrava muito sobre ler mais, mas hoje sou mais tranquila e leio em um ritmo mais calmo e o que me dá vontade. Ler é prazer e não obrigação. Que 2022 lhe traga muitas leituras maravilhosas.
    Feliz 2022!
    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cida,
      Já fui muito assim, e inclusive quase mergulhei nessa disputa de ego sobre quem mais lê que existe ainda no meio literário. Sempre bom entender que nada disso importa.

      Beijo!

      Excluir
  6. Um post que traz muitos ensinamentos! Devemos ler no nosso ritmo!

    Boa semana e Feliz Ano Novo!


    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Emerson,
      É sobre isso, cada um no seu tempo e ninguém é melhor ou pior por ser diferente!

      Beijo!

      Excluir
  7. Oi Ray,

    Eu mantive a minha meta literária em 1 livro por mês também... Eu foquei na qualidade dessas leituras e o conteúdo que eu poderia extrair para o blog e instagram e fiquei contente com o resultado.

    https://expressoliterarios.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Camyli,
      Isso que importa, estar feliz com suas leituras e seus resultados. Número não é o que importa.

      Beijo!

      Excluir