METAS LITERÁRIAS PARA 2022

 Olá amores, como estão?

Mudamos o ano e algo bem comum de acontecer é aquele balanço das metas. Verificamos o que fizemos ou deixamos de fazer e o que queremos fazer no próximo ano.

Eu sou uma desorganizada assumida, por isso, já tem alguns anos que não determino mais nada. Tenho sim desejos mas no geral deixo acontecer o que tiver que acontecer. E isso nem sempre é bom.

Apesar disso, no último mês venho pensando no quanto eu deixei de fazer coisas que queria por falta de tempo. O tempo parece sim passar cada vez mais rápido mas o problema nem é esse, e sim minha falta de organização.

Como as coisas só mudam quando a gente realmente quer, decidi que a hora da mudança chegou. E algumas metas foram estipuladas.

Uma delas é sobre leitura.

Como escrevi no post anterior, aprendi a não me cobrar, entretanto sinto falta de ler. Precisei primeiro aceitar meu tempo. Agora é hora de mudar, sem pressão nem obrigação. Mas para voltar a ter bons hábitos e também boas histórias.

Não faço e provavelmente nunca mais farei TBR. Listas de leituras não funcionam comigo, gosto de escolher cada uma de acordo com meu humor no momento. A minha meta de leitura para 2022 é ler 30 páginas por dia.

Para quem quer adquirir o hábito de leitura, pode funcionar também!

30 comentários

  1. Hello Ray, tudo bem??
    Antes de mais Bom Ano!!

    Eu já me deixei de fazer metas e decisões a cada novo ano... o que será será! Mas sem dúvida que gostaria de conseguir ler e escrever mais! A parte do escrever, já dei os primeiros passos, hoje escrevi (ou reescrevi um texto) par sair no dia 6 de Janeiro, fala sobre algo que não me é fácil falar, o luto. Neste dia passará 10 anos sobre a morte da minha mãe e ainda não me refiz deste momento (acho que nunca me irei refazer)... então sempre é mais fácil escrever do que falar, o que se quer dizer flui melhor, sem engasganços, se bem que ainda com lágrimas...

    *A nossa conversa não está esquecida.

    Beijos e abraços.
    Sandra C.
    Bluestrass

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sandra,
      Feliz ano novo!!
      Sou como você sobre metas, mesmo as vezes pensando que elas me ajudariam um pouco no foco.
      Fiquei feliz por ter escrito, mesmo com um assunto tão delicado. Sei o quanto a saudade mexe com a gente e como nunca superamos, mas é sempre bom externar isso, seja como for.

      Beijo!

      Excluir
  2. Olá

    Te entendo perfeitamente! De uns tempos pra cá, minha meta é não ter meta, não gosto de TBR e pra leitura fazer sentido pra mim precisa combinar com o meu humor.
    Ultimamente ando visando leveza pra minha vida... tudo que se torna pesado demais prefiro riscar.

    Bjo

    https://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Diane,
      Tenho essa mesma visão, e vou dizer, nada melhor para nossa vida!

      Beijo!

      Excluir
  3. Ultimamente não tenho tido metas assim.
    Estou com uma pesquisa de público no blog, se puder responder, ficarei feliz.
    Big Beijos,
    Lulu
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lulu,
      As vezes o melhor é não ter metas. Pelo menos comigo funciona bem haha.

      Beijo!
      www.amorpelaspaginas.com

      Excluir
  4. Olá, Rayanne.
    Eu também faço isso, não estabeleço uma meta específica de leitura, escolho o livro a depender da minha vontade mesmo. Acho que temos que ler sem pressão, porque senão a leitura acaba deixando de ser por hobbie e acaba virando uma obrigação (e isso tira o prazer dela).
    Então eu sempre faço assim, vou de livro por livro, sem pressão. Quando quero ler, até salvo no meu skoob para não esquecer, mas tudo no meu tempo.

    Beijos,
    Dear masen

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anni,
      Te entendo perfeitamente! Para mim isso que funciona também.

      Beijo!

      Excluir
  5. Oi Ray! Eu separo alguns livros, que acabam sendo mudados durante o ano, e leio conforme meu humor. Meta, meta, eu não sigo, mas procuro ler todos os dias. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cida,
      Que bom que esse método funciona bem com você. Eu sou tão do contra que as vezes não conseguia ler nada do planejado e acabava mais frustrada.

      Beijo!

      Excluir
  6. Acredita que acho lindo quem faz lista de leitura mas, eu nunca consegui fazer. Sempre pego os livros que desejo ler naquele momento e meu ritmo de leitura mudou demais nos últimos tempos, também pretendo voltar a ler mais.
    beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vanessa,
      Queria também ser capaz de fazer as listas e seguir, mas me conheço então nem insisto haha.

      Beijo!

      Excluir
  7. Eu adorei a meta do ano. Eu costumo sempre tentar planejar as leituras e decidir quais livros quero ler muito para ter um norte, mas acabo lendo o que aparece e quando insisto em seguir um cronograma acabo sem vontade de ler nada.
    Acho que é sempre bom fzer da leitura um hábito prazeroso
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tay,
      Eu acabo travando também quando insisto no que não quero no momento. Ler mprecisa mesmo ser um ato prazeroso.

      Beijo!

      Excluir
  8. eu sou daquelas que AMA uma lista pra seguir haha mas sempre vou incluindo mais coisas
    mas gosto também de fazer tudo no meu tempo

    beijo
    A mina de fé

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Meloren,
      Eu admiro demais quem consegue seguir listas, eu queria de verdade, só não consigo.

      Beijo!

      Excluir
  9. Gostei das tuas metas, espero que as alcances!
    Bom 2022!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

    ResponderExcluir
  10. Acho que o que importa é fazer as coisas do jeito que gostamos. Se for com TBR, sem, não importa muito. Espero que consiga manter a meta das 30 páginas por dia. =) Feliz Ano Novo! =)
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Hanna,
      Obrigada, também espero conseguir manter haha. Mas estou traquila, seguindo o que gosto, é só uma tentativa de voltar com o hábito da leitura constante.

      Beijo!

      Excluir
  11. Para mim, a leitura tem que acontecer naturalmente, por isso não me cobro se saltar um dia sem ler. Por norma leio à noite, antes de adormecer. Então, há dias em que leio mais, outros menos... se vou a algum lugar onde sei que vou ficar à espera, aproveito a oportunidade e leio mais um pouco. No ano que acabou nem sei quantos livros li. Sei que descobri bons autores, li algumas obras de escritores que já conhecia e sinto que o saldo é altamente positivo.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Eu era exatamente assim e ainda carrego um livro sempre comigo, para quando houver uma oportunidade. A minha meta é mais para voltar com o hábito de ler. Como eu quase nunca tenho lido, foi uma forma de criar um incentivo e, dando certo, depois acontece naturalmente. É aí que quero chegar.

      Beijo!

      Excluir
  12. Oie, espero esse ano seja maravilhoso! Não gosto de fazer tbr, gosto mesmo de ir lendo aleatoriamente.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leyanne,
      Que seja mesmo maravilhoso para todos nós! Sobre a TBR, ela definitivamente também não funciona comigo. Se me prendo, acabo não lendo nada.

      Beijo!

      Excluir
  13. Gostei das suas metas literárias, a minha para esse ano é ler pelo menos 1 livro por mês. Se o livro for bom, consigo ler umas 30 páginas por dia, agora quando não é, não passa de 5. kkk
    Beijos.

    Diário da Lady

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leidiana,
      Tenho o mesmo problema, e as vezes nem é por ser ruim, só demora a me envolver. E não só mal leio 5 páginas como passo dias sem pegar no livro também. Infelizmente!

      Beijo!

      Excluir
  14. Oii Ray, adorei o seu Blog e me identifico com o que você escreveu viu, eu me cobro demais com as leituras, e acho que muitas vezes me canso por causa dessa cobrança. Tenho a mania de fazer listas de tudo, então com os livros não seria diferente. Mas estou tentando não fazer listas para o mês, só para o ano, assim eu coloco bem menos livros do que leio, e me sinto mais livre pra escolher caso queira um outro qualquer.

    Beijo!

    https://livroscomromance.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rafaela,
      Obrigada!
      Sim, as vezes a cobrança atrapalha bastante a experiência. Nunca fui muito de títulos mas me cobrava demais em quantidade, pelo prazer, pela competição que nunca se fala mas que existe na internet, e para ter conteúdo. Tudo isso acabou virando um problema para mim, mesmo sendo desorganizada como sou. Se está te incomodando, vai se libertando aos poucos.

      Beijo!
      www.amorpelaspaginas.com

      Excluir
  15. Oi Ray!
    Feliz ano novo!
    Eu só faço TBR dos livros que tenho certeza que vou ler naquele mês, os das minhas leituras coletivas
    Gosto muito deste projeto de ler páginas por dia
    Boa leitura querida
    Beijos
    Clauo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Clau,
      Boa estratégia. Leituras coletivas são ótimas para manter TBR. Tem tempo que não participo de nenhuma mas incrivelmente também funcionava comigo.

      Beijo!
      www.amorpelaspaginas.com

      Excluir