[relacionamento tóxico] NÃO ROMANTIZADO

 Olá amores, como estão?

Para quem não sabe, decidi criar uma nova conta no Instagram (@blogamorpelaspaginas, fiquem a vontade haha). Organizando alguns conteúdos, me peguei com a resenha e quote de A garota italiana.

Rossana, protagonista da história escrita por Lucinda Riley, vive um relacionamento abusivo.


Já fiz um post com 5 LIVROS COM RELACIONAMENTOS TÓXICOS. Lá citei cinco livros em que esses relacionamentos foram romantizados. Infelizmente ainda é comum encontrarmos romances do tipo nos livros, mas não deveria ser normal.

Por mais que eu, você ou o autor consigamos perceber que é uma ficção e não vida real, não sabemos sempre quem estará do outro lado, lendo essa romantização.

Por isso hoje decidi fazer diferente, trazer a dica desse livro que aborda um relacionamento tóxico pautado na paixão, mas sem romantizar. Inclusive, achei impressionante essa visão da vítima e o quão difícil é enxergar que a paixão não é suficiente e nem justifica nada.

Autores, segue a dica, por mais livros assim! Inclusive, segue alguns quotes:

“O amor não tem nada a ver com a razão.”

“Vi a pessoa em que me transformei e não gostei nada do que vi.”

“Em retrospecto, dei-me conta de que podemos amar alguém de todo o coração, mas isso não significa que essa pessoa nos faça bem. Roberto não despertava meu melhor lado. Com ele, eu nunca estava no controle. A simples presença dele era como uma droga.”

Já leram algum livro nesse estilo? Quero dicas, por favor!

18 comentários

  1. Olá,
    Eu também prefiro mil vezes esse tipo de abordagem.
    A do ponto negativo geralmente me causa alguns gatilhos e destrói a diversão de leitura pra mim; bem corta clima.
    Ainda não li esse, mas já peguei a dica.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nana,
      Eu não sou muito de ter gatilhos mas sempre me preocupo com isso, e essa romantização não só causa gatilhos como pode normalizar algo que não é normal.

      Beijo!

      Excluir
  2. Oi Ray, tudo bem?
    Eu li esse livro há alguns anos atrás, foi meu primeiro da Lucinda e lembro de ter gostado muito do desenvolvimento dela exatamente por ela não romantizar nada. As coisas são como são e a gente consegue ver o que acontece de verdade ali!
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ale,
      Precisamos de mais abordagens reais assim. Eu adoro realismo nos livros e tratar o relacionamento sem romantizar e sem grandes tragédias, mas mostrando os detalhes, é algo que me surpreendeu bastante e me alegra. São sinais assim que as vezes conseguem alertar os leitores.

      Beijo!

      Excluir
  3. Oi, Rayanne. Acho muito importante a autora tratar do tema com responsabilidade, porque realmente não se sabe quem está do outro lado lendo.
    Ainda não conhecia esse livro, achei muito forte o último quote.
    Ah, comecei a te seguir no instagram!

    Beeeijos,
    Dear Masen

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anni,
      Bem vinda!!
      Sempre penso nisso, nem sempre sabemos quem está do outro lado nem como isso influencia. É sempre importante pensar nisso.

      Beijo!

      Excluir

  4. Oie Ray!
    Não sabia que a garota italiana falava desse tipo de relacionamento! Eu tenho ele aqui, acho que é interessante!
    E é muito inteligente não romantizar, mas acho importante VER como funciona e dps a personagem se dar conta, é isso que a gente quer entender e ver!!!!

    Nossa, simmmmmmmmmmmm!!!

    Beijos!
    Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pâm,
      É exatamente isso que penso e que venham mais livros assim, que nos façam perceber as coisas mas que não as torne perfeitas "em nome do amor".

      Beijo!

      Excluir
  5. Oi Rayanne,

    Eu nunca li nada da autora, mas falam tão bem dos livros dela que tenho alguns na minha lista.
    Infelizmente a gente acaba encontrando vários livros com relacionamento tóxico romantizado por ai, já li alguns infelizmente.
    Dica anotada.

    Bjs
    https://diariodoslivrosblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jessica,
      Com base na minha experiência pelo menos, infelizmente ainda é mais comum encontrar livros romantizando esses relacionamentos que conscientizando. Precisamos falar sobre isso e, quem sabe, mudar esse cenário.

      Beijo!
      www.amorpelaspaginas.com

      Excluir
  6. Parece ser bem interessante, vou levar a sugestão!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Teresa,
      Eu amo a autora então sempre indico! Mas só de abordar um relacionamento tóxico de forma consciente vale ainda mais a leitura.

      Beijo!
      www.amorpelaspaginas.com

      Excluir
  7. Não conhecia o livro, mas achei uma boa dica.

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thais,
      É interessante sim, principalmente pelo tema.

      Beijo!
      www.amorpelaspaginas.com

      Excluir
  8. Achei interessante o conceito desse livro, acho que vou colocar ele na frente de outros, quero conhecer essa história e poder analisar também.
    Beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Venssa,
      Eu amor os livros da autora e não considero esse o melhor, se tratando da história em si (mas é bom). Mas ele compensa na abordagem de um tema tão importante.

      Beijo!
      www.amorpelaspaginas.com

      Excluir
  9. Oi!
    É super importante quando o autor não romantiza relacionamento tóxico né? Já tinha ouvido falar da autora Lucinda Riley, mas nunca li nada dela.

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Giovana,
      A autora é ótima! Esse foi o primeiro livro dela e tem uma dinâmica um pouco diferente dos outros, o que senti um pouco falta (já que este foi publicado depois). Ainda assim é um bom livro e tem uma abordagem excepcional sobre o tema.

      Beijo!

      Excluir