[resenha] O CIRURGIÃO - TESS GERRITSEN

Olá amores, como estão?

A resenha de hoje demorou a sair. A verdade é que eu simplesmente não sabia como escrever. A leitura é viceral e impactante, mas não perfeita. Havia pegado esse mesmo livro para ler alguns meses antes mas não consegui sair das primeiras páginas por conta de uma característica que torna os livros da Tess únicos. Quando retomei, simplesmente não consegui mais largar.


O cirurgião é um assassino em série que ataca mulheres em suas casas no meio da noite. Ele invade o local, as tortura, arranca seus úteros com elas ainda vivas e depois as mata com um corte na garganta. O método indica precisão cirúrgica.

"A faca é um símbolo fálico... um substituto para o órgão sexual masculino. Em lugar de executar um intercurso sexual normal, nosso assassino obtém seu prazer submetendo sua vítima a dor e terror. É o poder que o excita. Poder definitivo, poder de vida e morte."

Normalmente seriais killers tem um perfil para atacar. Aparentemente as vítimas do Cirurgião não tem nada em comum. Quando a investigação começa a se aprofundar, descobrimos que todas tinham segredos que a levaram a ser atrativas. Um segredo doloroso. Todas já foram abusadas sexualmente. (Alerta para o gatilho!)

A investigação é liderada por Thomas Moore e Jane Rizzoli. Já fui envolvida de cara pela dupla de detetives. Rizzoli é uma mulher descrita como pouco feminina e que luta para se impôr no meio policial, ainda tão machista. É interessante ver essa luta por seu espaço, até porque claramente o problema a acompanha desde a infância por conta de atitudes de sua família. Moore é calmo e centrado, viveu uma tragédia pessoal anos antes que ainda o afeta. As personalidades contrastantes funcionam bem e geram um equlíbrio perfeito.

"Rizzoli não era feia, mas, enquanto outras mulheres suavizavam suas feições na maquiagem ou as adornavam com brincos, Rizzoli parecia determinada a reduzir seus atrativos. Usava terninhos escuros que não favoreciam seu corpo pequeno, e os cabelos eram um amontoado desmazelado de cachos negros. Ela era quem ela era, e você ou aceitava isso ou podia ir para o inferno. Moore entendia por que ela adotava essa atitude agressiva, provavelmente precisava disso para sobreviver como policial. Rizzoli era, acima de tudo, uma sobrevivente."

Além da dupla de detetives e do serial killer, ainda temos mais uma personagem de ligação, fundamental para o desenvolvimento da história, a médica Caterine Cordell.

Dois anos antes ela foi vítima de Andrew Capra, um colega de trabalho. Amarrada, abusada e quase morta, conseguiu se salvar por um triz e matar seu agressor. Quando investigado, foi descoberto que aquele não era seu primeiro crime, mas seria o último.

O curioso? O método usado por Capra é exatamente o mesmo do cirurgião. Descobrir qual a ligação entre ambos acaba sendo o ponto central da história e a chave para decifrar todo o mistério. Essa ligação só é desvendada no fim, de forma eletrizante. Foi um daqueles livros que nem mesmo dá para escolher um suspeito.

"Ali estava eu, uma cirurgiã acostumada a ver sangue e tripas. Mesmo assim, o mero pensamento de caminhar naquele corredor e abrir a porta do meu quarto... fazia com que eu suasse frio. Meu pai tentou entender, mas ele é um velho militar. Ele não aceita fraquezas. Ele pensa nisso como mais um ferimento de guerra, uma coisa que cura você e depois pode prosseguir sua vida. Ele me mandou crescer e superar aquilo."

A escrita da autora é envolvente e detalhada. Nenhum protagonista agrada 100%, são todos imperfeitos, o que não costuma agradar a todos mas sempre me conquista pelo realismo imposto. Só queria um protagonismo maior da Jane Rizzoli.

Lembra que no início da resenha citei uma característica que me incomodou um pouco? Tess Gerritsen é médica e detalha tudo que envolve a medicina e o corpo humano, desde uma cirurgia até o crime cometido. É interessante acompanhar (principalmente para amantes de Grey's Anatomy como eu) mas também um pouco cansativo no início. E com essa informação, vale mais uma observação: esse é um thriller médico.

Título:
O cirurgião
Autor: Tess Gerritsen
Editora: Record
Páginas: 386
Série: Rizzoli & Isles #1
Onde comprar: Amazon, Bertrand, Wook

Sinopse: "Tess Gerritsen, neste livro assustador, narra o rastro de sangue deixado por um assassino cruel. O agressor entra na casa de suas vítimas na calada da noite e segue até o quarto delas. Mergulhadas em sono profundo, as mulheres ignoram que irão acordar para um terrível pesadelo... A precisão com que ele investe contra as mulheres , somada à crueldade de agressão - útero das vítimas é arrancado -, sugere que o responsável pelas atrocidades seja um médico psicopata. Os jornais de Boston passam então a chamá-lo de "O Cirurgião". Em um livro de tirar o fôlego e com descrições minuciosas, a autora nos apresenta a um rico universo de personagens, ao criar um romance de suspense e profundidade inéditos."

O CIRURGIÃO • O DOMINADOR • O PECADOR • DUBLÊ DE CORPO • DESAPARECIDAS • O CLUBE MEFITO • RELÍQUIAS • GÉLIDO • A GAROTA SILENCIOSA • A ÚLTIMA VÍTIMA

14 comentários

  1. Tenho quase a certeza que iria gostar desse livro. Vou ficar atenta e se tiver oportunidade, irei lê-lo.
    Beijinhos
    Coisas de Feltro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Que bom que gostou da dica, o livro é mesmo ótimo!
      Se puder, leia sim!

      Beijo!
      www.amorpelaspaginas.com

      Excluir
  2. Olá...
    Nossa, um crime muito brutal, né? Ainda não tinha conhecimento desse suspense, mas,acho que se ler iria ficar bem enojada desse assassino.
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Diane,
      É bem brutal sim, chega a embrulhar o estômago no início. Mas por mais louco que pareça isso acaba sendo um detalhe que me conquista haha.

      Beijo!

      Excluir
  3. Olá.
    Gostei muito de saber que ela descreve bem as partes do corpo e os casos conforme vão sendo abordados, eu gosto de Greys Anatomy mas, acredito que por assistir ser mais leve do que ler, pois a leitura se arrasta mesmo.
    Beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vanessa,
      Ler acaba sendo mesmo mais viceral, acho que por dar detalhe por detalhe. É um ponto que me agrada mas sei que nem todo mundo gosta disso.

      Beijo!

      Excluir
  4. Fiquei curiosa, vou levar a sugestão!
    Aproveito para desejar uma boa semana!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Teresa,
      Se ler, me conta o que achou.

      Beijo!

      Excluir
  5. Oi, anjo!!
    Eu AMO thriller e nem conhecia esse livro!
    Acabei de colocar em minha lista <3
    Fiquei curiosíssima!!

    Beijinhos 😘
    Thay - Sankas Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tay,
      Eu acho que a autora, apesar de sensacional, não é tão conhecida. Talvez por não ser um livro tão popular.
      Uma pena!

      Beijo!

      Excluir
  6. Oi!
    Na ficha do livro vi que se trata do primeiro livro de Rizzoli & Isles, e por mais que eu não tenha ficado instigada pela premissa do livro, achei legal ele ser publicado por aqui, pois já ouvi falar da série de tv que adaptou ele!

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Giovana,
      Eu assisti a primeira temporada da série algum tempo atrás e confesso não lembrar tanto, mas apesar de ter gostado pouco tem em comum com o livro.
      Vale a pena consumir cada obra individualmente, sem muitas comparações.

      Beijo!

      Excluir
  7. me deu até palpitação, já quero ler

    beijo
    A mina de fé

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Meloren,
      Haha quando o começo do comentário achei que fosse querer passar longe, mas que bom que gostou.

      Beijo!

      Excluir