[indicação literária] O XANGÔ DE BAKER STREET - JÔ SOARES

 Olá amores, como estão?

Gostam de sátiras? Não costumo ler muitas mas é um estilo de humor que me agrada bastante.

Se também gosta de sátira, esse é um livro muito indicado.


Já havia lido outros livros do autor e gosto da forma fluida e divertida em que escreve, mesmo em um suspense. Dele, O Xangô se tornou meu favorito.

Um roubo no Brasil Imperial trás o mais famoso detetive londrino às terras brasileiras. Sherlock Holmes não será retratado como o gênio que todos conhecemos.

Entre personagens e situações icônicas, muito do tal jeitinho brasileiro e tudo sem romantizar grandes problemas sofridos naquele período.

A leitura é leve e gostosa e uma ótima distração. Só não espere muito realismo histórico ou de personagens. Isso pode acabar gerando decepção.


Título:
O xangô de Baker Street
Autor: Jô Soares
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 352

Sinopse: "Um violino Stradivarius desaparecido, algumas orelhas cortadas e seus respectivos cadáveres trazem o famoso Sherlock Holmes ao Brasil, por recomendação de sua não menos famosa amiga Sarah Bernhardt. Porém aquilo que parecia um pequeno e discreto caso imperial transforma-se numa saga cheia de perigos, tais como feijoadas, vatapás, mulatas, intelectuais de botequim, pais de santo e cannabis sativa."

16 comentários

  1. tenho muita vontade de ler esse livro, só ouço elogios

    beijo
    A mina de fé

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Meloren,
      A leitura é bem gostosa e diferente. Espero que também te agrade!

      Beijo!

      Excluir
  2. Oi! Eu nunca li nada dele, mas este livro sempre despertou minha curiosidade. A história parece ser bem divertida. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cida,
      É divertido sim e bem diferente e interessante. E para mim, o melhor entre os que li.

      Beijo!

      Excluir
  3. Nossa, eu lembro que assisti o filme há muitos anos. Não achei lá aquelas coisas, mas foi uma boa distração. Nunca li o livro, mas deve ser ainda melhor, né?!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    Romantic Girl

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Suelen,
      Menina, nem sabia do filme mas fiquei curiosa agora. Sobre o livro acho que o grande destaque é mesmo a narrativa e seu alto tom de sarcasmo. Eu goostei bastante!

      Beijo!

      Excluir
  4. Nossa, Ray! Em que mundo eu vivia que eu não sabia que o Jô escrevia livros de histórias assim? Já to ansiosa pra ler esse, parece ser bom mesmo e é a primeira vez que leio sobre ele.

    Beijos!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha Thami, acontece! Agora você já sabe e li alguns e achei bem interessantes!

      Beijo!

      Excluir
  5. Eu não conhecia essa obra e achei interessante a premissa. E nossa dá um aperto no coração saber que ele se foi, né? Mas deixou muita coisa boa! ♥

    Beijos, Carol
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Carol, dá mesmo esse aperto. Era um artista sensacional.
      Não era meu autor favorito mas foi dele o primeiro livro que comprei (experiências, né!?), mas como apresentador, eu amava demais com sua inteligência e sagacidade.

      Beijo!

      Excluir
  6. Não me recordo de já ter lido um livro dele e chegamos naquela fase onde, quem se vai, deixa um legado e as pessoas ficam curiosas. Eu amei a dica e irei procurar pois fiquei bem curiosa com a resenha!

    Beijos!
    http://sobencomendaa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mila,
      É verdade, e que legado incrível ele deixou! Espero que a leitura te agrade!

      Beijo!

      Excluir
  7. Olá...
    Tinha vontade de ler esse livro, mas vou ler sem expectativas para não atrapalhar a leitura.

    http://coisasdediane.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Diane,
      Melhor coisa! Independente do quanto amo uma obra, é sempre a melhor dica. Pelo menos comigo altas expectativas tem um grande poder de gerar decepções. Infelizmente!

      Beijo!

      Excluir
  8. Oi Rayanne, tudo bem?
    Eu nunca li nada do Jô, mas tenho muita vontade de ler esse. Está na minha listinha faz muitos anos. Um dia crio coragem e me jogo. Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lia,
      Entre os que li foi o que mais gostei, e espero que também goste.

      Beijo!

      Excluir